Um mau alinhamento das rodas aumenta o desgaste e a deterioração dos pneus, e as partes mecânicas da direcção podem ficar afectadas. Pelo efeito de arrasto dos pneus provocado por um mau alinhamento, a viatura consome mais combustível. Um correcto alinhamento das 4 rodas assegura-lhe um comportamento óptimo e as melhores performances da sua viatura.
Alinhamento ou equilibragem das rodas?
As pessoas costumam confundir alinhamento e equilibragem das rodas que são coisas completamente diferentes. Agora vamos explicar.
Porque é que se desajusta o alinhamento das rodas?
Às vezes, o alinhamento das rodas desajusta-se quando embatem contra uma berma com força ou por pequenos choques muito repetitivos. Também se pode desajustar por entrar num buraco a grande velocidade ou no caso de ter um choque.
Quando se demora a alinhar as rodas e quanto custa?
O tempo aproximado para ajustar os diversos parâmetros de alinhamento é entre 30-45 minutos. Para encontrar o ponto de venda mais perto de sua casa utilize o pesquisador de distribuidores Michelin, onde lhe poderão informar e aconselhar sobre o tema.
O que é o alinhamento ou paralelismo?
O alinhamento das rodas ou paralelismo, como às vezes se chama, consiste em pôr paralelas as rodas de cada eixo e paralelos os eixos entre si, ajustando os diversos ângulos das rodas, segundo os valores estabelecidos pelo construtor da viatura.
Os parâmetros principais da geometria de direcção são a convergência ou divergência, queda positiva ou negativa, etc.
Convergência e divergência
Para constatar de um modo fácil se temos um problema de alinhamento ou paralelismo, passamos a mão pela banda de rolamento do pneu do exterior para o interior e vice-versa. Se notamos asperezas do interior para o exterior estamos perante um problema de convergência ou fecho, neste caso se olharmos para a viatura de frente veremos como os dois pneus estão desviados para o interior. Se, pelo contrário, as asperezas se notam do exterior para o interior temos um problema de divergência ou abertura, neste caso se olharmos para o veículo de frente veremos como a parte da frente do pneu direito da frente se desvia para a direita e a parte da frente do pneu esquerdo se desvia para a esquerda.
Ângulo de queda
É a inclinação da roda para dentro ou para fora em relação à vertical se olhamos a viatura de frente. Este valor mede-se em graus. Se a roda tem um ângulo de queda que excede os parâmetros indicados pelo construtor provoca um desgaste irregular.
- Queda positiva ocorre quando a parte superior da roda está inclinada para fora. Uma queda positiva excessiva desgasta o pneu pela parte exterior da banda de rolamento.
- Queda negativa ocorre quando a parte superior da roda está inclinada para dentro. Uma inclinação negativa excessiva desgasta o pneu pela parte interior da banda de rolamento.
O que é a equilibragem?
Uma equilibragem adequada das rodas evita vibrações que podem ser detectadas a diferentes velocidades no volante, no tablier, etc. A equilibragem das 4 rodas é absolutamente indispensável para o conforto de condução e para manter as performances dos pneus.