Conselhos sobre a pressão dos pneus

16-01-2014 14:35

Não se esqueça de comprovar as pressões dos pneus (o sobresselente também) pelo menos uma vez por mês e antes de uma longa viagem.

Se mantiver os seus pneus com a pressão correcta, reduzirá os custos de manutenção. Os pneus com baixa pressão de enchimento aquecem em excesso, consomem mais combustível e gastam-se mais depressa. De igual modo, o excesso de enchimento reduz a vida útil do pneu, diminui a aderência e influi no comportamento da viatura.

DESGASTE.  Um pneu com uma pressão de cerca de 20% abaixo da aconselhada dura 20% menos. Isto significa uma perda de 8.000 km numa distância estimada de 40.000 km.

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE CO2. CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE CO2.

 

Um pneu, com o passar do tempo, perde pressão por causas naturais. A perda de pressão pode ser acelerada por outras fugas de ar devidas a:
• Um furo

• Se a válvula está em mau estado. Esta deve ser mudada cada vez que se troca um pneu.

• O tampão da válvula: se a válvula não tem tampão ou se o mesmo está em mau estado.

• A roda metálica: se tem fissuras ou cortes que podem afectar a hermeticidade. As rodas metálicas devem ser limpas cada vez que se trocam os pneus.

 

O STADPOUPARCAR recomenda:

• Seguir os conselhos do construtor da viatura ou do fabricante do pneu, especialmente no que se refere às condições de utilização (cargas/velocidades, etc.) 
• Comprovar as pressões quando os pneus estiverem frios (se percorreu menos de 4 km). 
• Se os pneus estão quentes aquando da verificação haverá que adicionar 0,3 bar à pressão recomendada pelo construtor do veículo. É conveniente voltar a comprovar as pressões quando os pneus estiverem frios. 
• Nunca esvaziar um pneu quente. 
• Mesmo que os pneus estejam insuflados com azoto, deve-se continuar a comprovar frequentemente as pressões e o estado geral do pneu. 

Um pneu correctamente insuflado melhora a segurança, dura mais, a sua utilização é mais económica e ajuda a preservar o Meio Ambiente.