Não se esqueça de comprovar as pressões dos pneus (o sobresselente também) pelo menos uma vez por mês e antes de uma longa viagem.
Se mantiver os seus pneus com a pressão correcta, reduzirá os custos de manutenção. Os pneus com baixa pressão de enchimento aquecem em excesso, consomem mais combustível e gastam-se mais depressa. De igual modo, o excesso de enchimento reduz a vida útil do pneu, diminui a aderência e influi no comportamento da viatura.DESGASTE. Um pneu com uma pressão de cerca de 20% abaixo da aconselhada dura 20% menos. Isto significa uma perda de 8.000 km numa distância estimada de 40.000 km.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE CO2. CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE CO2.
Um pneu, com o passar do tempo, perde pressão por causas naturais. A perda de pressão pode ser acelerada por outras fugas de ar devidas a:• Um furo
• Se a válvula está em mau estado. Esta deve ser mudada cada vez que se troca um pneu.
• O tampão da válvula: se a válvula não tem tampão ou se o mesmo está em mau estado.
• A roda metálica: se tem fissuras ou cortes que podem afectar a hermeticidade. As rodas metálicas devem ser limpas cada vez que se trocam os pneus.
O STADPOUPARCAR recomenda:
• Seguir os conselhos do construtor da viatura ou do fabricante do pneu, especialmente no que se refere às condições de utilização (cargas/velocidades, etc.)
• Comprovar as pressões quando os pneus estiverem frios (se percorreu menos de 4 km).
• Se os pneus estão quentes aquando da verificação haverá que adicionar 0,3 bar à pressão recomendada pelo construtor do veículo. É conveniente voltar a comprovar as pressões quando os pneus estiverem frios.
• Nunca esvaziar um pneu quente.
• Mesmo que os pneus estejam insuflados com azoto, deve-se continuar a comprovar frequentemente as pressões e o estado geral do pneu.
Um pneu correctamente insuflado melhora a segurança, dura mais, a sua utilização é mais económica e ajuda a preservar o Meio Ambiente.